Uma nota inportantíssima sobre a leitura da sensibilidade nos filmes Super 8.
Mesmo que gostassemos de outra forma, o facto é que os filmes em Super 8 chegam até ao consumidor em cvartuchos como o que apresentamos (variante para o Single 8 da Fuji). A vantagem (e desvantagem) destes cartuchos é trazerem um código que a máquina vai reconhecer automáticamente a sensibilidade do filme e vai ajustar (sem preocupações) a sensibilidade correcta. Este tipo de "buraco", como se vê na imagem, estava preparado para codificar (dar a informação de ...) os filmes que existiam na época de ouro do Super 8. Os filmes vinham com sensibilidades de, 40 Asa, 64 Asa, 160 Asa, etc (embora este etc não signifique muito, muito mais).
O fotómetro da câmera era ajustado automáticamente. Mas como enganar a câmera com os novos filmes? 100 Asa, 200 Asa, 500 Asa. Para quem não tem, por exemplo uma Beaulieu ZM IV (excelente aparelho e ainda caro e não muito fácil de encontrar em boas condições, incluindo a bateria, explicaremos noutro lugar onde e o que se deve ter em atenção) e tendo o aprelho um botão para regulação manual do diafragma, então pode estar descansado. Compre um fotómetro para cinema, há no Ebay relativamente baratos (se não quiser fazer contas de cabeça aos ajustes) e pode avançar para qualquer sensibilidade tomando sempre a consideraçã à velocidade que vai usar na câmera. 18 i/s? 24 i/s/...etc...etc.
Expliquemos em pormenor:
Uma câmera destas, habituada a ler automáticamente filmes em 40 Asa ou 160 Asa, o seu fotómetro (aparelho que mede a luz que deve chegar ao filme) vai pensar que estes novos filmes ou são de 40 Asa ou de 160 Asa.
Então, como vamos expor correctamente e gozar os excelentes e muito profissionais filmes para Super 8?
Fácil. O primeiro passo já referimos. Adquira um fotómetro exterior e siga o que dissemos anteriormente sobre este assunto.
Outra possibilidade é ajustar manualmente o fotómetro, fazendo contas. Aqui vai um exemplo prático:
Vamos imaginar que quer usar um filme 64 T (se o encontrar) e a sua câmera pensa que é 40 Asa. Vamos deixar que ao seu aparelho leia a 40 Asa e, após ver que leitura faz, ajuste manualmente (passa do automático para o manual) e adicione 2/3 de diafragma para reduzir a quantidade de luz que chega ao filme através da lente. Isto é pouco mais ou menos do que fechar o diafragma de uma máquina fotográfica. O principio e o fim são rigorosamente os mesmos. Note bem, quanto mais alto dfor o valor mais deve fechar o diafragma (iris).
Ter em atenção:
1 - Ao escolher uma câmera (e não quiser andar às voltas com as novas sensibilidades) então procure alguma que se aproxime dos valores comercializados. A Beualieu e a Canon Autozoom, sendo a primeira superior à segunda nestas facilidades.
2 - Use o tal fotómetro exterior (meça a luz incidente e não a reflectida, também explicaremos noutro local) que vai comandar o da sua máquina e deixá-lo sem interesse para o objectivo que pretende. Iluminar convenientemente a película logo atrás da janela (frame).
3 - Em último caso faça contas, o que é bem mais aborrecido.
Tenha em consideração que o tipo de filme que escolher terá margem de manobra diferente. Um filme inversível a cores ou a preto e branco não aceita mais do que pequeníssimas variações de diafragma. A latitude deste filmes é reduzidissima, para usar este superlativo bem.
Quando usar filme negativo (atenção, já referimos que este tipo de filme não é para ver na sala, pois vê imagens em negativo. é um filme vocacionado para transferência e tratamento digital posterior. Também falaremos pormenorizadamente da nossa experiência pessoal noutro local).
Outras nota importantíssima sobre guardar os filmes. Novos, velhos. Usados e por revelar. Revelados e prontos para exibição.
As normas para os documentos fotográficos não ´~ao diferentes para os documentos cinematográficos. Podem aqui e ali, atendendoào tipo de espécie (que tipo de filme se usou ou se vai usar), sofrer alterações na refrigeração e humidade relativa. Porém, não vamos entrar aqui em considerações académicas sobre conservação preventiva. Vamos ser práticos.
tem frigorífico? Use a gaveta das "couves". Meta os filme, um a um num saco de plástico transparente. Tire o ar (mesmo parcialmente) ate-o e meta nesa gaveta. Quando o for usar, deixe-o dentro do saco, mas fora do frigorífico, no meio ambienrte normal durante 1 hora, no Verão e 2 no Inverno. Os filmes aguentaram mais tempo e não se deve importar demasiado com os prazos de validade inscritos na caixa de cartão que trás o filme. Simples.
Assim sendo pode usar os filmes que se encontram expirados.
KODACHROME
O fim de processamento em Dezembro de 2010!
Veja aqui o que deve fazer.
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SS cartridge de um filme super 8 |
Mesmo que gostassemos de outra forma, o facto é que os filmes em Super 8 chegam até ao consumidor em cvartuchos como o que apresentamos (variante para o Single 8 da Fuji). A vantagem (e desvantagem) destes cartuchos é trazerem um código que a máquina vai reconhecer automáticamente a sensibilidade do filme e vai ajustar (sem preocupações) a sensibilidade correcta. Este tipo de "buraco", como se vê na imagem, estava preparado para codificar (dar a informação de ...) os filmes que existiam na época de ouro do Super 8. Os filmes vinham com sensibilidades de, 40 Asa, 64 Asa, 160 Asa, etc (embora este etc não signifique muito, muito mais).
O fotómetro da câmera era ajustado automáticamente. Mas como enganar a câmera com os novos filmes? 100 Asa, 200 Asa, 500 Asa. Para quem não tem, por exemplo uma Beaulieu ZM IV (excelente aparelho e ainda caro e não muito fácil de encontrar em boas condições, incluindo a bateria, explicaremos noutro lugar onde e o que se deve ter em atenção) e tendo o aprelho um botão para regulação manual do diafragma, então pode estar descansado. Compre um fotómetro para cinema, há no Ebay relativamente baratos (se não quiser fazer contas de cabeça aos ajustes) e pode avançar para qualquer sensibilidade tomando sempre a consideraçã à velocidade que vai usar na câmera. 18 i/s? 24 i/s/...etc...etc.
Expliquemos em pormenor:
Uma câmera destas, habituada a ler automáticamente filmes em 40 Asa ou 160 Asa, o seu fotómetro (aparelho que mede a luz que deve chegar ao filme) vai pensar que estes novos filmes ou são de 40 Asa ou de 160 Asa.
Então, como vamos expor correctamente e gozar os excelentes e muito profissionais filmes para Super 8?
Fácil. O primeiro passo já referimos. Adquira um fotómetro exterior e siga o que dissemos anteriormente sobre este assunto.
Outra possibilidade é ajustar manualmente o fotómetro, fazendo contas. Aqui vai um exemplo prático:
Vamos imaginar que quer usar um filme 64 T (se o encontrar) e a sua câmera pensa que é 40 Asa. Vamos deixar que ao seu aparelho leia a 40 Asa e, após ver que leitura faz, ajuste manualmente (passa do automático para o manual) e adicione 2/3 de diafragma para reduzir a quantidade de luz que chega ao filme através da lente. Isto é pouco mais ou menos do que fechar o diafragma de uma máquina fotográfica. O principio e o fim são rigorosamente os mesmos. Note bem, quanto mais alto dfor o valor mais deve fechar o diafragma (iris).
Ter em atenção:
1 - Ao escolher uma câmera (e não quiser andar às voltas com as novas sensibilidades) então procure alguma que se aproxime dos valores comercializados. A Beualieu e a Canon Autozoom, sendo a primeira superior à segunda nestas facilidades.
2 - Use o tal fotómetro exterior (meça a luz incidente e não a reflectida, também explicaremos noutro local) que vai comandar o da sua máquina e deixá-lo sem interesse para o objectivo que pretende. Iluminar convenientemente a película logo atrás da janela (frame).
3 - Em último caso faça contas, o que é bem mais aborrecido.
Tenha em consideração que o tipo de filme que escolher terá margem de manobra diferente. Um filme inversível a cores ou a preto e branco não aceita mais do que pequeníssimas variações de diafragma. A latitude deste filmes é reduzidissima, para usar este superlativo bem.
Quando usar filme negativo (atenção, já referimos que este tipo de filme não é para ver na sala, pois vê imagens em negativo. é um filme vocacionado para transferência e tratamento digital posterior. Também falaremos pormenorizadamente da nossa experiência pessoal noutro local).
Outras nota importantíssima sobre guardar os filmes. Novos, velhos. Usados e por revelar. Revelados e prontos para exibição.
As normas para os documentos fotográficos não ´~ao diferentes para os documentos cinematográficos. Podem aqui e ali, atendendoào tipo de espécie (que tipo de filme se usou ou se vai usar), sofrer alterações na refrigeração e humidade relativa. Porém, não vamos entrar aqui em considerações académicas sobre conservação preventiva. Vamos ser práticos.
tem frigorífico? Use a gaveta das "couves". Meta os filme, um a um num saco de plástico transparente. Tire o ar (mesmo parcialmente) ate-o e meta nesa gaveta. Quando o for usar, deixe-o dentro do saco, mas fora do frigorífico, no meio ambienrte normal durante 1 hora, no Verão e 2 no Inverno. Os filmes aguentaram mais tempo e não se deve importar demasiado com os prazos de validade inscritos na caixa de cartão que trás o filme. Simples.
Assim sendo pode usar os filmes que se encontram expirados.
KODACHROME
O fim de processamento em Dezembro de 2010!
Veja aqui o que deve fazer.
Para quem ainda possua este filme só tem até Dezembro de 2010 para o mandar revelar. Depois, acabou essa possibilidade. Vamos explicar onde e como.
Antes, falemos do fim da era Kodachrome. Diz, o sítio da Dwayne's Photo " O último dia para o processamento de todos os filmes é 30 de Dezembro de 2010. O último dia para aceitação dos filmers com a revelação incluída (o célebre envelope laranja) na Europa é 30 de Novembro de 2010. Após esta data não revelamos mais este tipo de filme".
Antes de enviarem têm de descer este documento ou visitem a ligação abaixo da Dwayne's Photo/Order Forms:
Enviam o filme com o documento que baixaram, para a morada:
P.O. Box 274415 S. 32nd St.
Parsons, KS 67357
USA
Para mais consulta, aqui fica o sítio que pode salvar uma data de filmes que estão no frigorífico:
Alguns sítios que pode e deve consultar
WITTNER - Alemanha
ANDEC - Alemanha
BLUECINETECH - Inglaterra
FOTO R - 3 - Espanha
CHANDAL - Espanha
SUPER 8 - Espanha
THE WIDESCREEN CENTRE - Inglaterra
STANLEY PRODUCTIONS - Inglaterra
SENDANCAMERAS - Inglaterra
LUMIERE ONLINE SHOP - Alemanha
CINEFOX - Alemanha
CINE SUPER8- França
COLORCITY - França
SUPER 8 FRANCE - França
FREESTYLE PHOTOGRAPHIC SUPPLIES - U.S.A
PRO 8 MM - U.S.A.
JOHN SCHWIND - U.S.A.
SPECTRA FILM & VIDEO - U.S.A.
MY OLD CAMERA - U.S.A.