Qual a razão para este sítio (Blog)?

Atendendo ao crescimento e renovação constante da "frota" de filmes em Super 8 mm, pretendemos transmitir alguma informação e conhecimento dispersos. Para mim será um arquivo de ligações úteis que em vez de estarem nos "Favoritos", estão aqui. Eu sei que muitas vezes nos sentimos perdidos em relação a laboratórios, processos de digitalização (transferência), aquisição de equipamentos, filmes, etc. O que escolher, como pedir e a quem encomendar. O nosso objectivo é ser mais um espaço que traga ao Super 8 mm mais apaixonados pelo formato. Com isto poderemos obter melhores filmes, novos equipamentos (porque não?!) e um renascer do prazer de "colar" para apreciar. Se assim acontecer, mesmo por pouco que seja, ficaremos satisfeitos.

FILMAR EM SUPER 8 MM

O Super 8 mm é um formato cinematográfico que surgiu nos anos 1960, sendo o seu inventor a Kodak. Foi uma evolução ao filme em 8 mm, mantendo a mesma dimensão, mas colocando a perfuração doutra forma para conseguir uma maior superfície para a imagem e, sendo assim, uma melhoria na sua qualidade final. Mais nitidez, sobretudo. O mesmo se passa com a alteração do velhinho 16 mm para o Super 16 mm. Do primeiro para o segundo a perda de um dos lados da perfuração permite maior imagem. Algo muito semelhante, embora não igual nos seus procedimentos técnicos.

Podemos observar esta pequena alteração no filme de 8 mm e o resultado é bem entendível. O "novo" filme Super 8 mm para se implantar até hoje, com um breve adormecimento comercial motivado pelo video. Mas nada se assemelha a filmar, a tocar no plástico, a mover na mesa de montagem, a colar um pedaço a outro, a criar o ritmo contando as imagens para cada cena. E projectar, este acto de reunir a família para ao som de um rrrrrrrrr observar como peça única e irrepetível o cintilar das figuras que quisemos colocar na prata do filme.

Observemos, então, um diagrama muito básico e que permite perceber esse salto.
Diagrama comparativo
Fonte/desenho: wikipédia


A maioria dos projectores pode correr o filme de 8 mm também. Porém, se for este o seu caso, ter 8 mm e super 8 mm (Single 8 mm), atenção, deve verificar se o projector suporta a mudança das perfurações.

Aspecto de (alguns) tipos de filme Super 8 (atenção, o filme sonoro deixou de ser fabricado, embora exista algum ainda para venda. Ver em Filmes).

 
  
    1                    2               3                   4             

 1- Positivo a cores: 2 - Positivo a preto e branco (existe o negativo): 3 - Negativo a cores: 4 - Positivo a cores, sonoro.


COMO COMPRAR UMA CÂMERA SUPER 8?

Existem diversos sítios onde pode comprar equipamento Super 8. A nosso experiência, salvaguardando o que dizemos em "Informações gerais", o EBAY é um excelente lugar para encontrar este tipo de material barato. Mas, atenção, ler com cuidado o que dizemos na página referida.



AS MELHORES DAS MELHORES

LEICA LEICINA SPECIAL













1 - Vem normalmente com: Schneider-Kreuznach for Leica OPTIVARON 1.8/6-66 mm

2 - REGLO - ZOOM (power and manual)
3 - Vem com:split-image (focagem por imagem partida).
4 - 9, 18, 24 fps , slow motion (54 fps ) + single frame, T setting (para exposições longas.
5 - Exposição: auto / manual
6 - Ajuste manual da sensibilidade (Asa)
7 - Auto / manual - fade in / out
8 - Fichas para: e-flash, controlo remoto
9 - Usa baterias 6 AA

Atenção, quando adquirir alguma, certifique-se se vem com todos os itens referidos. É normal faltarem os pontos 2 (7)

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BEAULIEU ZM II - e faça o que lhe apetecer!






Uma notável camera. Robusta, cheia de elementos fundamentais para lhe darem qualidade ao trabalho, mas simples.
Uma mão cheia de predicados poderiam ser usados aqui. Bastam, porém alguns principais a ter em conta:

1 - Se souber de fotografia, então terá um mundo de possibilidades nas suas mãos.
2 - Lentes intermutáveis c-mount. Normalmente a ZMII vem com a fabulosa óptica Angenieux 8-64 f/1,8. Se tiver alguma paciência procure com ANGENIEUX : 1.2 \  6 - 80 mm ou  6-90 mm f/1.4 (ver Cinematography.com),uma qualidade só suplantada pela Leitz 1.8/10mm montada na Leicina Special, ou adquira uma (Angenieux das que falamos) isoladamente para oferecer à sua excelente Beaulieu ZM II. Os modelos posteriores (ZM 4, por exemplo) têm a tendência, praticamente sem excepção, de trazerem a objectiva, Optivaron 1,4/6-70, um pouco inferior à Angenieux.
3 - Atenção: ao adquirir esta camera tem de saber que necessitar de pilhas próprias para o aparelho. Encontra-as com facilidade em: WITTNER CINETEC (Alemanha) ou CHAMBLESS Cine equipment (USA). A nossa experiência com o primeiro é excelente e está na Europa.
 4 - Para quem gosta de fazer efeitos, fade in/fade out, sobreposição, etc., deverá tomar atenção ao seguinte. Há ZM II e ZM II. As mais recentes (no passado) têm um botão que permite, com a ajuda de um pequeno acessório, rebobinar até 100 imagens. Esta é a difrença entre a mais antiga e a mais "moderna".
As imagens abaixo permitem identificar a mais antiga e a mais recente (com a distâncio no tempo para ambas).


 

                Sem botão, com botão 



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High-Precision Pressure Plate for Super 8 (Frame Master)
Resultados profissionais*

Se quiser filmar sem "saltos de película", maior estabilidade, quase como em 16 mm (quase...), então aqui está o produto (nã é barato), que vai transformar para melhor o correr do filme na camera.
Atenção, não compre algo parecido, compre do fabricante original. Mais caro, mais eficiente.


Aumentos de nitidez e estabilidade na área da tomada de imagem.
Habitualmente a placa plástica que vem com os fillmes super 8 (placa de pressão) não permite um transporte do filme eficiente, originando imagens com saltos, pequenos ou grandes. A origem parte de um filme feito sem a pressão adequada enquanto se filma.
A "High-Precision Pressure Plate for Super 8" é feita em metal cromado, exactamente como as que existem nas cameras de 16 e 35 mm.
Importante:
1 - Nitidez permanente em toda a superficie do filme (desde que a óptica da camera seja de boa qualidade).
2 - Grande estabilidade no percorrer do filme.
3 - O filme corre de uma forma mais suave e menos ruidosa pelo envólucro de plástico.
4 - Desaparecem os riscos (habituais) que são uma constante no sistema convencional. Isto é importante para uma posterior pós-produção em transferência de filme para digital.

Ver o filme de demonstração do fabricante: GK-Film GmbH
Informação técica: pdf

* Atenção: Segundo a Wittner Cinetec (Beaulieu alemã) este dispositivo não deve ser usado pois pode prejudicar a cassete do filme (Kodak), bem como a própria câmara de filmar. Recebemos um email desta excelente empresa a prevenir para isso mesmo. No entanto, diga-se, outras experiências dizem o contrário. Fica ao vosso critério.
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